Versão Atual
Trabalhos Técnicos do IV Seminário Socioambiental de Infraestrutura de Transportes - Publicação prevista para 20/10/2020
V.3 n.1 (2020) | ISSN 2675-2662 | e-ISSN – 2675-2700
FINANCIAMENTO VERDE, INFRAESTRUTURA RESILIENTE E DE BAIXO CARBONO
A produção técnica Via Viva é uma publicação anual de trabalhos originais, relacionados à gestão socioambiental de infraestrutura de transportes ou que apresentem resultados de estudos ou experiências profissionais sobre o setor de transportes, em especial, em relação a políticas, planos, programas e projetos setoriais.
Os temas socioambientais sobre a infraestrutura de transportes discutidos nesta publicação abrangem e relacionam os modos de transportes rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário, e, muitas vezes, relacionam componentes ou experiências de outros setores de infraestrutura.
O acesso ao seu conteúdo é gratuito, sem cobrança de taxas de assinatura, submissão, avaliação ou editoração.
- Ano 2020
- George Yun
- Renata Helena da Silva
- Fani Mamede
- Ano 2018 a 2019
- Paulo Cezar Dias de Alencar
- Liane de Moura Fernandes Costa
- Nilton de Souza
- Cibele Dutra França
- Fernanda de Sousa Barbosa
- Mariana Ferreira Carriconde de Azevedo
- Marcelo Luiz Gonçalves Tonin
- Ano 2017:
- Benício Schmidt
- Arno Vogel
- Fabiano Cardoso
Ano 2020
- Annelise Vendramini
- FGV São Paulo
- George Yun (Coordenador)
- Ministério da Infraestrutura
- Jorge Madeira Nogueira
- Universidade de Brasília – UNB
- José Pedro Francisconi Junior
- LabTrans/UFSC
- Luiz Honorato da Silva Júnior
- Universidade de Brasília – UNB
- Manoel de Andrade e Silva Reis
- FGV São Paulo
- Sandro Filippo
- Consultor Especialista
- Valentín Santander RAmírez
- Universidade de Talca (Chile)
-
- João Alencar Oliveira Junior
- Ministério da Infraestrutura
- Luiz Honorato da Silva Júnior
- Universidade de Brasília – UNB
- Marcio de Almeida D’ Agosto
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE-UFRJ
- Sandro Filippo
- Consultor Especialista
- João Alencar Oliveira Junior
-
- Alexandre Nascimento de Almeida
- Universidade de Brasília – UNB
- Eliane Nolasco Ribeiro
- Universidade de Brasília – UNB
- Fernanda Regina Nascimento
- Universidade de Brasília – UNB
- Luiz Honorato da Silva Júnior
- Universidade de Brasília – UNB
- Lucijane Monteiro de Abreu
- Universidade de Brasília – UNB
- Maria Cristina Oliveira
- Universidade de Brasília – UNB
- Alexandre Nascimento de Almeida
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
(AMPLIADO O PERÍODO DE SUBMISSÃO - ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2020)
I - DAS REGRAS GERAIS
O VIA VIVA 2020 possibilitará que o seu público submeta trabalhos técnicos (Artigos, Relatos Técnicos e Casos de Estudo - “Cases”) relacionados ao tema geral e subtemas do evento. Os trabalhos aprovados serão publicados no formato de livro impresso e digital. Somente serão aceitos trabalhos técnicos que observem as seguintes diretrizes (Baixe as regras em pdf):- A submissão de trabalhos ocorrerá exclusivamente pela internet e deverá ser realizado no endereço eletrônico do evento VIA VIVA (www.viaviva.infraestrutura.gov.br), por meio do menu “TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS”.
- Somente serão aceitos trabalhos submetidos em português.
- O ineditismo será exigido apenas aos artigos, contudo, serão aceitos artigos apresentados em congressos e não submetidos a periódicos acadêmicos.
- Os trabalhos poderão ter até 3 (três) autores e cada autor poderá ser o proponente principal de, no máximo, 2 (dois) trabalhos.
- Quaisquer alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão.
- Deverão ser submetidos arquivos em formato editável, preferencialmente “doc” ou “docx”.
- A versão enviada será definitiva, sujeita a adequação visual, normativa e/ou de língua portuguesa por parte da organização do evento.
- O VIA VIVA não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma subsidiária ou solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos trabalhos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores.
- A confirmação de submissão do artigo corresponde à total concordância dos autores quanto aos termos de publicação estabelecidos pela organização do evento e à total renúncia de direitos autorais.
- Somente o autor principal poderá submeter o trabalho, e para tanto, é necessário que todos os coautores (se existirem) estejam devidamente cadastrados no sistema online.
- O novo período para submissão dos trabalhos técnico-científicos se encerará no dia 31 de agosto de 2020 (impreterivelmente).
- Demais dúvidas acerca da submissão de artigos devem ser encaminhadas para o email via.viva@infraestrutura.gov.br.
II - DOS TEMAS
Somente serão acatados trabalhos que guardem relação e/ou contribuam com o tema geral do evento VIA VIVA 2020, qual seja “Infraestrutura de Transportes Sustentável”, subdividido nos seguintes eixos temáticos (mas não se limitando a estes): * Financiamento verde da infraestrutura de transportes; * Infraestrutura de transportes de baixo carbono; * Resiliência da infraestrutura de transportes; * Modelagens, métricas e taxonomia para uma infraestrutura sustentável.III - DA AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos técnicos será realizada por um Comitê Técnico-Científico composto por especialistas nos temas. Para fins de avaliação, serão observados os seguintes critérios:- Estrutura e conteúdo;
- Objetividade e clareza;
- Relevância do trabalho para o setor de infraestrutura de transportes;
- Relação intrínseca do trabalho proposto com a temática geral ou subtemas do evento;
- Mecanismos de discussão de resultados e conclusão correta, de acordo com os objetivos propostos no artigo.
IV - DA FORMATAÇÃO
O trabalho deve observar as seguintes especificações de formatação:- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman/tamanho 11;
- Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: superior (3 cm); inferior (2 cm); esquerda (3 cm); direita (2 cm);
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- O trabalho pode ter no máximo 15 páginas;
- As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema autor-data, e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas ABNT/NBR-6023.
V - DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTERES
Será facultada aos autores de trabalhos técnicos aprovados a apresentação de pôsteres digitais de acordo com as seguintes especificações:- Arquivo desenvolvido preferencialmente em MS Power Point (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato “ppt” ou “pptx”.
- A página deve ser configurada no formato 16:09; com orientação no modo paisagem (horizontal).
- O uso do layout do modelo digital fornecido não é obrigatório, devendo-se manter inalterados apenas as imagens de fundo do modelo.
- Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
- O título principal do pôster poderá ser diferente do título do trabalho aprovado. Ainda assim, será necessário constar no pôster o título do trabalho, de modo acessório.
- No pôster deve constar: título, nomes dos autores, e dados institucionais ou pessoais resumidos.
- É permitida a utilização de imagens ou gráficos estáticos com boa resolução, idealmente com mínimo de 300dpi. Imagens com menor resolução devem estar em tamanho menor.
- As legendas devem ser apresentadas logo abaixo das imagens ou gráficos.
- Ao escolher as fontes para o pôster garanta que a escolha do tamanho de letra apresente boa legibilidade na tela. Recomenda-se utilizar o Tipo de fonte Arial ou Calibri, com tamanho mínimo de letra: 8 para o título e para conteúdos gerais e 6 para referências (se houver).
- Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas.
- O pôster deverá ser veiculado no sítio eletrônico do evento e em outros canais oficiais do Ministério da Infraestrutura a ser definido pela Comissão Organizadora.
- O conteúdo exibido no pôster é de inteira responsabilidade de seus autores e deverão ter conteúdos éticos e isentos de posturas político-partidárias.
VI - DA DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os autores concedem aos organizadores do evento VIA VIVA todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.VII - DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços dos autores informados ao evento VIA VIVA serão usados exclusivamente para os serviços de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.VIII - CRONOGRAMA DA PUBLICAÇÃO VIA VIVA 2020
* Submissão dos trabalhos (Nova data):até 31 de agosto de 2020 (impreterivelmente); * Aprovação preliminar de trabalhos: 10 de setembro de 2020; * Submissão dos trabalhos revisados: 11 a 14 de setembro de 2020; * Aprovação final dos trabalhos: 18 de setembro de 2020; * Publicação dos trabalhos: 20 de outubro de 2020. (*Obs.: As regras e o cronograma estão sujeitos a alterações pela organização do Via Viva 2020, dispensando a necessidade de aviso prévio.)
Anual
Ministério da Infraestrutura
Esplanada dos Ministérios , Bloco R
CEP: 70044-902
Brasília - DF
Versões Anteriores
Ano: 2020
Trabalhos Técnicos do IV Seminário Socioambiental de Infraestrutura de Transportes - Publicação prevista para 20/10/2020
V.3 n.1 (2020) | ISSN 2675-2662 | e-ISSN – 2675-2700
FINANCIAMENTO VERDE, INFRAESTRUTURA RESILIENTE E DE BAIXO CARBONO
Ano: 2019
Trabalhos Técnicos do II e III Seminário Socioambiental de Infraestrutura de Transportes
“A Convenção 169 da OIT e os Empreendimentos de Infraestrutura de Transportes” “Inovações e Boas Práticas Aplicadas na Gestão Socioambiental de Empreendimentos de Infraestrutura de Transportes”
Ano: 2017
Anais do I Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes
"Gestão Socioambiental em Concessões de Transportes Rodoviário e Ferroviário"
Submissão de Trabalhos Técnico-Científico
01/01/1970 até
01/01/1970
Clique aqui caso já possua acesso ao sistema.
Não está cadastrado? Clique aqui e cadastre-se.
DIRETRIZES PARA PROPOSIÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
(AMPLIADO O PERÍODO DE SUBMISSÃO - ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2020)
I - DAS REGRAS GERAIS
O VIA VIVA 2020 possibilitará que o seu público submeta trabalhos técnicos (Artigos, Relatos Técnicos e Casos de Estudo - “Cases”) relacionados ao tema geral e subtemas do evento. Os trabalhos aprovados serão publicados no formato de livro impresso e digital. Somente serão aceitos trabalhos técnicos que observem as seguintes diretrizes (Baixe as regras em pdf):- A submissão de trabalhos ocorrerá exclusivamente pela internet e deverá ser realizado no endereço eletrônico do evento VIA VIVA (www.viaviva.infraestrutura.gov.br), por meio do menu “TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS”.
- Somente serão aceitos trabalhos submetidos em português.
- O ineditismo será exigido apenas aos artigos, contudo, serão aceitos artigos apresentados em congressos e não submetidos a periódicos acadêmicos.
- Os trabalhos poderão ter até 3 (três) autores e cada autor poderá ser o proponente principal de, no máximo, 2 (dois) trabalhos.
- Quaisquer alterações nos dados dos autores (inclusão, exclusão e mudança na ordem de autoria) somente poderão ser efetuadas até a data limite de submissão.
- Deverão ser submetidos arquivos em formato editável, preferencialmente “doc” ou “docx”.
- A versão enviada será definitiva, sujeita a adequação visual, normativa e/ou de língua portuguesa por parte da organização do evento.
- O VIA VIVA não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma subsidiária ou solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos trabalhos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores.
- A confirmação de submissão do artigo corresponde à total concordância dos autores quanto aos termos de publicação estabelecidos pela organização do evento e à total renúncia de direitos autorais.
- Somente o autor principal poderá submeter o trabalho, e para tanto, é necessário que todos os coautores (se existirem) estejam devidamente cadastrados no sistema online.
- O novo período para submissão dos trabalhos técnico-científicos se encerará no dia 31 de agosto de 2020 (impreterivelmente).
- Demais dúvidas acerca da submissão de artigos devem ser encaminhadas para o email via.viva@infraestrutura.gov.br.
II - DOS TEMAS
Somente serão acatados trabalhos que guardem relação e/ou contribuam com o tema geral do evento VIA VIVA 2020, qual seja “Infraestrutura de Transportes Sustentável”, subdividido nos seguintes eixos temáticos (mas não se limitando a estes): * Financiamento verde da infraestrutura de transportes; * Infraestrutura de transportes de baixo carbono; * Resiliência da infraestrutura de transportes; * Modelagens, métricas e taxonomia para uma infraestrutura sustentável.III - DA AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos técnicos será realizada por um Comitê Técnico-Científico composto por especialistas nos temas. Para fins de avaliação, serão observados os seguintes critérios:- Estrutura e conteúdo;
- Objetividade e clareza;
- Relevância do trabalho para o setor de infraestrutura de transportes;
- Relação intrínseca do trabalho proposto com a temática geral ou subtemas do evento;
- Mecanismos de discussão de resultados e conclusão correta, de acordo com os objetivos propostos no artigo.
IV - DA FORMATAÇÃO
O trabalho deve observar as seguintes especificações de formatação:- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman/tamanho 11;
- Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: superior (3 cm); inferior (2 cm); esquerda (3 cm); direita (2 cm);
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- O trabalho pode ter no máximo 15 páginas;
- As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema autor-data, e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas ABNT/NBR-6023.
V - DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTERES
Será facultada aos autores de trabalhos técnicos aprovados a apresentação de pôsteres digitais de acordo com as seguintes especificações:- Arquivo desenvolvido preferencialmente em MS Power Point (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato “ppt” ou “pptx”.
- A página deve ser configurada no formato 16:09; com orientação no modo paisagem (horizontal).
- O uso do layout do modelo digital fornecido não é obrigatório, devendo-se manter inalterados apenas as imagens de fundo do modelo.
- Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
- O título principal do pôster poderá ser diferente do título do trabalho aprovado. Ainda assim, será necessário constar no pôster o título do trabalho, de modo acessório.
- No pôster deve constar: título, nomes dos autores, e dados institucionais ou pessoais resumidos.
- É permitida a utilização de imagens ou gráficos estáticos com boa resolução, idealmente com mínimo de 300dpi. Imagens com menor resolução devem estar em tamanho menor.
- As legendas devem ser apresentadas logo abaixo das imagens ou gráficos.
- Ao escolher as fontes para o pôster garanta que a escolha do tamanho de letra apresente boa legibilidade na tela. Recomenda-se utilizar o Tipo de fonte Arial ou Calibri, com tamanho mínimo de letra: 8 para o título e para conteúdos gerais e 6 para referências (se houver).
- Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas.
- O pôster deverá ser veiculado no sítio eletrônico do evento e em outros canais oficiais do Ministério da Infraestrutura a ser definido pela Comissão Organizadora.
- O conteúdo exibido no pôster é de inteira responsabilidade de seus autores e deverão ter conteúdos éticos e isentos de posturas político-partidárias.
VI - DA DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Os autores concedem aos organizadores do evento VIA VIVA todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.VII - DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços dos autores informados ao evento VIA VIVA serão usados exclusivamente para os serviços de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.VIII - CRONOGRAMA DA PUBLICAÇÃO VIA VIVA 2020
* Submissão dos trabalhos (Nova data):até 31 de agosto de 2020 (impreterivelmente); * Aprovação preliminar de trabalhos: 10 de setembro de 2020; * Submissão dos trabalhos revisados: 11 a 14 de setembro de 2020; * Aprovação final dos trabalhos: 18 de setembro de 2020; * Publicação dos trabalhos: 20 de outubro de 2020. (*Obs.: As regras e o cronograma estão sujeitos a alterações pela organização do Via Viva 2020, dispensando a necessidade de aviso prévio.)Acesso
Cadastrar