O EVENTO

Neste ano, o Ministério da Infraestrutura realiza a quarta edição do VIA VIVA, Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, que têm unânime reconhecimento pela discussão qualificada sobre as temáticas socioambientais relevantes para um setor tão dinâmico e desafiador.  Para 2020, estão programadas abordagens relacionadas à infraestrutura de transportes sustentável, com foco em três subeixos principais: Financiamento verde, resiliência e baixo carbono.

Sucesso nas edições anteriores, o VIA VIVA promove intercâmbios técnicos, painéis e palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais, contando com a participação de representantes do governo, da academia, de organismos internacionais, de mercado, da sociedade civil e dos poderes legislativo e judiciário.

A quarta edição do evento está programada para ocorrer de forma totalmente virtual e inova ao tratar de forma sinérgica os temas transversais da infraestrutura sustentável para os modos de transportes rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário.

O Via Viva tem se mostrado um excelente fórum de discussão sobre as temáticas socioambientais e que permite várias propostas de aprimoramento técnico-jurídico para se proporcionar condições cada vez mais férteis para a infraestrutura de transportes nacional.

Além de todas as novidades previstas, a seleção de trabalhos técnicos, novamente caracteriza o evento, com a previsão de publicação do Livro Via Viva 2020.

Palavras do Subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações

Mateus Salomé do Amaral

“Aprofundar a compreensão do contexto socioambiental que permeia a infraestrutura transportes é condição fundamental para alcançarmos sucesso na implementação das políticas públicas concebidas para o setor. O VIA VIVA tem cumprido, desde 2017, o relevante papel de aproximar os interlocutores dos diversos segmentos da sociedade que protagonizam o debate em busca de uma visão mais integrada entre infraestrutura e meio ambiente.

É com esse espírito que lançamos a quarta edição do Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, o VIA VIVA 2020, evento que se alinha aos objetivos estratégicos do Ministério da Infraestrutura e às Diretrizes de Sustentabilidade da Pasta, publicadas em fevereiro do corrente ano. Como anuncia o próprio mapa estratégico do Ministério, o objetivo de tornar-se líder da América Latina em infraestrutura de transportes passa pela estrita observância do valor da responsabilidade socioambiental.

Com efeito, a sustentabilidade é fator cada vez mais presente nas diversas frentes de atuação do MInfra, o que significa, em última análise, o aperfeiçoamento das políticas, planos, programas e projetos setoriais. Esse amadurecimento institucional é fundamental para que possamos atrair novos investimentos e promover a expansão da oferta de infraestrutura de transportes.

Nesse sentido, convidamos todos a participarem VIA VIVA 2020 e contribuírem para a qualificação do debate mediante o compartilhamento de experiências sobre financiamento verde, resiliência e baixo carbono associados a infraestrutura sustentável de transportes.”