Painel IV – Transição verde: Em busca de uma infraestrutura de transportes de baixo carbono no Brasil

Transmissão online

Discussão entre especialistas quanto aos principais desafios e oportunidades para a implementação da infraestrutura de baixo carbono no cenário nacional.

 

Márcio Rojas da Cruz

Coordenador Geral do Clima – MCTI

Doutor em Bioética (2011), analista em ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI (desde 2003), onde é Coordenador-Geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade (desde 2014). Participou dos processos de negociação internacional que resultaram na Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, do inglês) e no Acordo de Paris, sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, do inglês). Atua como gestor em ciência, tecnologia e inovação com foco na área de mudança climática global.

 

Julia Ambrosano

Brazil Stakeholder Relations

CBI -Climate Bonds Initiative

 

Andréa Souza Santos

Vice-coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ

Professora Adjunta do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorado em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2014); Mestrado em Desenvolvimento

Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2008); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001). Foi coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ-MMA). Foi consultora da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atua como consultora Sênior na área de Meio Ambiente, Políticas sobre Mudança do Clima (vulnerabilidades, impactos, adaptação e resiliência em cidades) e Sustentabilidade, e é autora colaboradora do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC).

 

 

Moderação

Denise Hamú

Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil

É uma administradora experiente, com mais de 25 anos trabalhando em questões de conservação da natureza e desenvolvimento no Brasil (em termos local, nacional e internacional), tendo experiência tanto de campo quando de Sede. Antes de juntar-se ao PNUMA, Denise foi Diretora Executiva da WWF-Brasil de 2003 até meados de 2011. Atuou como oficial sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência e Tecnologia), a partir de 1983, e trabalhou no Ministério do Meio Ambiente de 1994 a 2003. Durante esse período, foi Secretária Executiva para a concepção e negociações de diferentes programas nacionais, regionais e internacionais, incluindo o Programa Nacional de Política Ambiental e o Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo para a Amazônia (PROECOTUR). Ela adquiriu ampla visibilidade internacional para as questões ambientais e de desenvolvimento enquanto presidia a Comissão de Educação e Comunicação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) em todo o mundo de 2000 a 2006. De nacionalidade brasileira, Denise é formada em Relações Internacionais e em História, ambas pela Universidade de Brasília, e mestre em Estudos de Museus pela Universidade George Washington (EUA), com ênfase em história natural e antropologia cultural.