O EVENTO

Neste ano, o Ministério da Infraestrutura realiza a sexta edição do VIA VIVA, Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes.

A sexta edição do evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, na modalidade virtual e a temática escolhida é “Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes”.

Como objetivos do evento, destacam-se:

o    Fomentar o tema da sustentabilidade no ciclo de projeto, execução e na operação de transportes;

o    Fortalecer e aperfeiçoar o debate sobre a sustentabilidade no setor de transportes no contexto brasileiro;

o    Mapear fatores e elementos necessários para a estruturação de projetos que inserem os fatores ESG no setor de infraestrutura de transportes; e

o    Estimular a divulgação de boas práticas do setor alinhadas aos fatores do padrão ESG.

O VIA VIVA promove intercâmbios técnicos, painéis e palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais, contando com a participação de representantes do governo, da academia, de organismos internacionais, de mercado, da sociedade civil e dos poderes legislativo e judiciário.

Além do evento, está prevista a publicação do Livro Via Viva 2022, composto por trabalhos técnico-científicos previamente selecionados.

PALAVRAS DA SUBSECRETÁRIA DE SUSTENTABILIDADE

Tenho o prazer e a satisfação de comunicar a 6ª edição do Seminário Via Viva e de convidá-los a participar, para tratarmos mais uma vez da sustentabilidade dos empreendimentos em infraestrutura de transportes.

Este ano o Via Viva apresenta o tema Na Rota ESG: Oportunidades para o setor de infraestrutura de transporte.

Nos últimos anos, os investidores em todo o mundo se envolveram cada vez mais com o conceito de investimento responsável, impulsionado pela crescente conscientização de questões relacionadas à responsabilidade social e com a postura das empresas frente a elas, fazendo com que as instituições ampliem suas perspectivas para além das métricas financeiras e passem a considerar seus impactos financeiros, sociais e ambientais e de mudança do clima.

O interesse cada vez maior em alcançar os padrões ESG tem rapidamente transformado a indústria de investimentos ao redor do mundo e, isso é um bom indício do que está por vir no país.

Mais do que planejar uma agenda ESG, é fundamental para o Ministério e suas entidades vinculadas, torná-la uma prioridade, algo que precisa estar na cultura da empresa para, então, ter êxito. Uma gestão adequada que priorize a adoção dos fatores ESG, além de trazer melhorias na execução das políticas, proporcionar maior visibilidade internacional às ações do Minfra, irá potencializar a qualidade e o valor dos ativos da infraestrutura de transportes.

A realização do Via Viva 2022, cumpre compromisso estabelecido na Agenda de Sustentabilidade do Minfra, na implementação das Diretrizes de Sustentabilidade, documento estratégico e político, que se configura como a principal referência para a execução das ações do Ministério e de suas entidades vinculadas na temática de sustentabilidade.

Saúdo todos e todas nesta 6ª edição do Seminário Via Viva!

Larissa Carolina Amorim dos Santos

Subsecretária de Sustentabilidade 

 

CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR AS NOVIDADES DO VIA VIVA
Hello there
Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews.