O EVENTO

Neste ano, o Ministério da Infraestrutura realiza a quinta edição do VIA VIVA, Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes.

A quinta edição do evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2021, na modalidade virtual e a temática escolhida é “Investimento Verde e Resiliência”.

Como objetivos do evento, destacam-se:

– Aprofundar a compreensão do contexto socioambiental que permeia a infraestrutura transportes;

– Fortalecer e aperfeiçoar o debate sobre financiamento verde no setor de transportes no contexto brasileiro;

– Mapear elementos necessários para a estruturação de projetos e atração de investimentos sustentáveis;

– Identificar estratégias para promover a resiliência ambiental na infraestrutura de transportes.

O VIA VIVA promove intercâmbios técnicos, painéis e palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais, contando com a participação de representantes do governo, da academia, de organismos internacionais, de mercado, da sociedade civil e dos poderes legislativo e judiciário.

Além do evento, está prevista a publicação do Livro Via Viva 2021, composto por trabalhos técnico-científicos previamente selecionados.

PALAVRAS DA SUBSECRETÁRIA DE SUSTENTABILIDADE

LARISSA CAROLINA AMORIM DOS SANTOS

O Ministério da Infraestrutura tem como premissa, proporcionar infraestrutura viária integrada e confiável para mobilidade segura e eficiente de pessoas e bens. Os objetivos e estratégias, presentes nas políticas setoriais, em sintonia com as Diretrizes de Sustentabilidade do Ministério, vem colocando o país numa posição de vanguarda e protagonismo dentro da agenda de sustentabilidade.

O Seminário Via Viva de 2021 irá tratar de Investimento Verde e Resiliência e as demais estratégias de mitigação e adaptação à mudança do clima, temáticas que representam o compromisso com a sustentabilidade na tomada de decisões e nas políticas do Ministério da Infraestrutura em prol do desenvolvimento socioeconômico do país que passa pelo investimento em inovações para a melhoria e modernização da sua infraestrutura.

Ao investir no fortalecimento da agenda ambiental e climática iremos demonstrar que é possível a aliança entre a provisão da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável, para que os nossos projetos incorporem aquilo que tem de mais sofisticado em termos de conduta ambiental. Estamos atentos que num futuro próximo, e cada vez mais, os fluxos financeiros estarão atrelados a esses padrões ambientais e climáticos, e queremos estruturar projetos que estejam aptos a obtenção dos selos verdes e acesso ao green bond, green finance.

CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR AS NOVIDADES DO VIA VIVA
Hello there
Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews.