SOBRE O VIA VIVA

O Via Viva é um fórum permanente de discussão dos temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes, cujo conceito representa a transformação contínua e os diferentes posicionamentos dos diversos setores da sociedade.

O tema da edição inaugural, em 2017, foi a Gestão Socioambiental em Concessões de Transportes Rodoviário e Ferroviário, no qual foram discutidos os principais desafios para se alicerçar um maior e duradouro ciclo de investimentos privados, em meio a um cenário de forte restrição fiscal.

Na oportunidade, o Via Viva concluiu o seu propósito de criar um repositório de informações técnicas especializadas sobre questões socioambientais relacionadas à infraestrutura de transportes, com a publicação da primeira edição do livro Via Viva, coletânea de 17 artigos delineados em cinco eixos de atuação: Estudos e Planejamento, Riscos e Custos, Legislação e Licenciamento Ambiental e Gestão de Faixa de Domínio.

Na segunda edição, o tema debatido foi “A Convenção 169 da OIT e os empreendimentos de transporte” buscando-se uma reflexão acerca dos procedimentos e desafios para regulamentação do processo de consulta prévia, livre e informada dos povos indígenas e tribais, principalmente em relação os modos de transporte terrestres.

Em 2019, terceira edição do Via Viva, foram discutidas as “Inovações e Boas Práticas aplicadas na gestão socioambiental de empreendimentos de transportes”, de modo a se apresentar as principais tendências tecnológicas e soluções inovadoras para este setor.

Para os anos de 2018 e 2019, a coletânea de artigos foi publicada em volume único, contendo 9 artigos que trataram do tema da OIT 169 e de inovações e soluções tecnológicas.

A quarta edição do Via Viva, ocorrida em 2020, abarcou discussões sobre “Financiamento verde, infraestrutura resiliente e de baixo carbono”, temas cada vez mais presentes no planejamento, gestão e operação da infraestrutura de transportes.

Em 2021, o Via Viva concentrou-se no tema “Investimento Verde e Resiliência”, com foco no financiamento da infraestrutura mediante títulos verdes e estratégias de adaptação à mudança do clima, de modo a tornar os empreendimentos cada vez mais sustentáveis e mais resilientes.

Neste ano, o Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no formato virtual. O tema escolhido para 2022 é “Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes”.

A realização do Via Viva consolida o compromisso com a sustentabilidade ambiental na tomada de decisões e políticas do Ministério da Infraestrutura e fortalece seu papel de articulador entre sociedade, investidores e governo.

Transmissão do evento Via Viva 2022

Dia 22/11/2022
Na Rota ESG: Oportunidades para o Setor de Infraestrutura de Transportes
Transmissão no Youtube:
MANHÃ (9h00 – 12h00): Acessar
TARDE (14h30 – 17h45): Acessar
Evento Premiação (18h30 – 20h30): Acessar
Dia 23/11/2022
SIDE EVENT: AVIAÇÃO DE BAIXO CARBONO: MITIGAÇÃO E COMPENSAÇÃO
Transmissão no Youtube:
(09h00 – 17h00, incluindo mesa de abertura) – Acessar
SIDE EVENT HIDROGÊNIO VERDE E INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
Transmissão no Youtube:
(A partir da 1ª mesa redonda, às 10h) – Acessar

Entre em contato conosco

ENDEREÇO
Esplanada dos Ministérios, Bloco R
Ministério da Infraestrutura
Brasília, DF
TELEFONE E E-MAIL
(61) 2029-8169
via.viva@infraestrutura.gov.br
Mensagem enviada com sucesso !

CADASTRE-SE PARA ACOMPANHAR AS NOVIDADES DO VIA VIVA
Hello there
Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews.