O EVENTO

Anualmente o Ministério da Infraestrutura realiza o Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, denominando de Via Viva. Os temas escolhidos refletem questões socioambientais relevantes para o cenário atual e atraem um público bastante diversificado, dentre eles representantes do governo, de organismos internacionais, de mercado, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da academia. Em 2017 e 2018, o evento recebeu mais de 200 inscritos.

Em 2019, o tema para o III Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes é “Inovações e Boas Práticas aplicadas na Gestão Socioambiental de Empreendimentos de Infraestrutura de Transportes”, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro.

Investimentos em tecnologia e inovação aliados às boas práticas têm a capacidade de gerar desenvolvimento em vários setores, trazendo um diferencial de qualidade de serviços para o setor público e privado em um cenário em que se busca eficiência, ganhos de produtividade, diminuição de custos e aumento da competitividade nos empreendimentos de transportes.

As melhorias nesse campo aplicadas à gestão socioambiental e territorial podem ser diversas – desde a inovação nas políticas públicas, a modernização de processos internos e externos de planejamento, o fortalecimento institucional e de capacidades, até um monitoramento eficiente dos serviços de transporte em todas as fases do empreendimento.

Entende-se que o Via Viva é um excelente fórum para discutir, explicar e dialogar, incentivando o setor a cada vez mais apresentar as boas práticas e experiências, bem como aprimorar e criar novas tecnologias, processos e métodos para a busca de soluções técnicas, econômicas e socioambientais dos principais problemas enfrentados para o desenvolvimento do setor de infraestrutura de transportes.

O Seminário irá trabalhar com 03 (três) eixos temáticos que possibilitam a difusão de inovações estruturantes e boas práticas:

  • – Tecnologias e Equipamentos;
  • – Ferramentas Computacionais;
  • – Processos e Metodologias.